Em um ano de crise deve-se economizar nos gastos públicos, certo?
Mas não é o que nosso governo anda fazendo.
Como iremos detalhar abaixo, o governo acabou de emitir
contratos com publicidade no valor total de 120 milhões!!
Primeiramente analisemos alguns pontos do edital encontrado
no SIGA:
Verificamos abaixo que o edital submete a contratação de
seis agências de publicidade pelo preço “estimado” de 20 milhões de reais para
cada agência pela Secretaria de Comunicação Social.
E tudo isso por apenas 1 ano de contrato!!
E ao verificarmos as empresas credenciadas identificamos que apenas seis empresas se credenciaram.
Verificando o status da licitação, foram
realizados seis lotes, sendo todas as empresas fizeram a proposta justamente pelo valor máximo
e cada uma venceu exatamente um lote.
O Estado gastar com algumas campanhas de publicidade como
para a Lei Seca, por exemplo, é justificável, porém nada justifica o valor
destes contratos e por tão curto espaço de tempo.
Agora dois pontos devem ser destacados.
Primeiro, porque existe um contrato cadastrado em duas
unidades gestoras (que é aonde ocorre a execução de fato) da Comunicação Social
tendo ocorrido execução orçamentária em ambas?
Sendo exatamente o mesmo contratado que foi cadastrado na
Unidade Gestora 390200 que é a que recebe recursos orçamentários de outros
Órgãos.
Segundo ponto; dois destes contratados possuem outro
contrato em vigor, sendo que ocorreu execução orçamentária em 2016 para estes
contratos antigos.
E aqui fica uma critica ao portal de transparência, que
somente informa o fim da vigência inicial do contrato, mas não de seus aditivos
como iremos explicar abaixo.
Observemos por exemplo o contrato 16054, cujo contratado é a
empresa Binder, já informada como vencedora da licitação analisada. O fim de
vigência informado é 15/04/2011, mas não há outra explicação para ter ocorrido execução
neste ano para este contrato se não tiverem sido celebrados aditivos, o que não
é informado no portal de transparência.
Também temos o contrato 16049 com a contratada Artplan.
E ao verificarmos o valor dos aditivos destes contratos
(isso é informado no portal de transparência) temos o total de mais de 150 milhões
de reais.
Portanto verificamos que esses valores já são pagos aos contratos de publicidade a longa data, e que em alguns casos as “figurinhas” se repetem.
Estamos de olho...
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